CENTRO DIA


O que é?
Trata-se de um serviço especial de reabilitação, contemplando inúmeras atividades direcionadas a desenvolver a cognição, humor e comportamento, promovendo maior independência, autonomia, socialização e qualidade de vida para os idosos e seus familiares. As várias atividades são realizadas nos turnos matutino ou vespertino, sendo que nas 4 horas diárias,  além das programações de estimulação cognitiva, lazer e fisioterapia, há um momento reservado para um lanche saudável, sempre orientado pela nutricionista da equipe.
Ao ser referenciado a este serviço, o cliente passa por uma minuciosa avaliação inicial com terapeuta ocupacional, que de forma individualizada, define a freqüência semanal  sugerida e o plano de reabilitação. Embora boa parte das atividades seja realizada em grupo, os objetivos individuais são sempre contemplados e acompanhados de perto. Dentre as inúmeras capacidades cognitivas trabalhadas em nossas sessões interdisciplinares, destacamos a memória, atenção, concentração, linguagem, velocidade de processamento, capacidade executiva e psicomotricidade. 

Quais são os principais objetivos?
Melhora cognitiva , do humor e do comportamento;
Melhora de funcionalidade;
Estacionar ou reduzir a velocidade de progressão de doenças degenerativas;
Promover maior  socialização;
Melhora na qualidade de vida;
Redução do estresse do cuidador  .  

Quais os profissionais diretamente envolvidos nas atividades?
As atividades de estimulação são programadas, desenvolvidas e supervisionadas por uma equipe interdisciplinar amplamente capacitada e composta por: terapeuta ocupacional ,neuropsicólogo,  geriatra  e fisioterapeuta. 

Quais os pacientes maiores beneficiados ?
 Idosos em fases pré-demenciais ou seja , portadores do comprometimento cognitivo leve ;
  Idosos com demência em fases leve e moderadas;
 Idosos com Parkinsonismo ;
 Idosos sequelados de acidente vascular encefálico;
 Idosos com depressão, distúrbios de ansiedade e apatias 
 Idosos com isolamento social 


O Familiar pode acompanhar as atividades?
Os familiares apenas levam e pegam o paciente, não participando diretamente das atividades, salvo em casos de exceção, como nos pacientes dependentes para as atividades básicas, em que recomenda-se a presença continuada do cuidador (formal ou informal) para quaisquer necessidades. Cabe salientar que bimensalmente são realizadas reuniões com  familiares e a nossa equipe técnica,  para feedback , informações e planejamentos . 

Dificuldade no transporte ?
O Espaço Ativo dispõe de transporte seguro, com motorista treinado em atenção ao idoso, para levar e buscar o idoso em seu domicílio, caso esta seja uma dificuldade encontrada pelo familiar
*O valor do transporte não está incluso no valor do tratamento 

DEPOIMENTOS

Maria Élida Aragão

Gosto de vir pra cá, de como me tratam. Participo de várias atividades.

Cícera Ferreira, cuidadora de idosos

Eu amo o Espaço Ativo, sinto-me valorizada aqui dentro.


Francisco Andrade Filho

... Aqui, sinto-me em um envelhecimento saudável.

                               


gostaria de participar do Centro-Dia?